Palestra no PROCON Quebrando Barreiras

Dinâmica de Grupo – Sentindo como o Autista
O grande interesse e a participação de todos os presentes, deixaram o evento especialmente emocionante.

A psicóloga, Érica Rezende Barbieri, junto a seu esposo, Célio Luciano Barbieri, tiveram a grata oportunidade, nesta semana, de compartilhar com funcionários do PROCON, através do Projeto Autismo na Escola, informações importantes sobre a real necessidade de acrescentar o simbolo do autismo nas placas de atendimento preferencial, em todos os estabelecimentos comerciais da cidade de Rondonópolis-MT. Lembrando que, a lei Municipal nº 9.215 está em vigor desde o ano de 2017, mas ainda são poucos os comércios que a cumprem, na maioria das vezes, por simples falta de conhecimento. A palestra aconteceu neste dia 02/08/2019, sexta-feira, no período da manhã, contou com interesse e participação de todos os presentes que, se emocionaram ao conhecer um pouco da difícil e desafiadora realidade do autista, sobretudo, no que se refere ao processamento sensorial.

Kely Fernada Schumann, assessora jurídica do PROCON, disse ao final da palestra: “Eu era cética quanto a necessidade de se conceder prioridade ao autista, porém, isto era apenas um reflexo da minha ignorância. O projeto de vocês foi um divisor de águas, que quebrou as barreiras do preconceito que havia dentro de mim. Obrigada!”

O Projeto Autismo na Escola, mais uma vez, cumpre seu papel; o de levar informações reais e importantes sobre o autismo, para que haja, de fato, uma conscientização, e a inclusão aconteça de forma efetiva e justa para todos.

Por Lucília Reale, escritora, e redatora do site Projeto Autismo na Escola