Autismo: Uma Realidade

Na sexta-feira, dia 16/08/2019, o Projeto Autismo na Escola esteve, novamente, cumprindo sua agenda repleta de carinho e esperança. Desta vez, a palestra aconteceu na Escola Municipal José Antônio da Silva, em Rondonópolis-MT.

O objetivo principal do Projeto está em levar informações de qualidade sobre o TEA e fomentar a conscientização no processo de inclusão do autista na sociedade escolar como um todo.

No evento, participaram, além do corpo administrativo e pedagógico da escola, mais de 400 alunos, dos quais 10 são autistas.

Rondonópolis tem se mostrado uma cidade acolhedora e muito interessada no processo de inclusão do aluno e cidadão com TEA, e isso, tem contribuído, em muito, para o despertar da consciência coletiva em relação ao outro, da empatia e da solidariedade. Quando os colegas, dentro do ambiente escolar, passam a conhecer melhor os desafios do autismo, se colocando no lugar de quem vive dentro do espectro, não só passam a compreender e respeitar as diferenças do colega autista, como também, passam a perceber que, existe um rico aprendizado nas diferenças que permeiam todos nós, seres humanos.

O Projeto Autismo na Escola, se enche de alegria e esperança frente a tantas boas atitudes da sociedade escolar rondonopolitana, desde a busca em saber o que é o TEA – perceber – compreender – respeitar , até os mais altos sonhos: os de fazer deste mundo um lugar melhor, um lugar de amor e paz para todos.

Por Lucília Reale, escritora, e redatora do Projeto Autismo na Escola.

1. Vitor Cecchino disse:

Olá!
    Meu nome é Vitor Cecchino, sou cineasta e gostaria de entrar em contato com vocês sobre um projeto que estou fazendo para um documentário sobre autismo e a educação no Brasil, se for de interesse de vocês entrem em contato comigo pelo meu e-mail vitcec@hotmail.com