Palestras e Capacitação à todo Vapor.

A semana foi movimentada e cheia de emoções para o Projeto Autismo na Escola junto a todos os que estiveram presentes nos eventos.

Na quinta-feira, dia 17/10/2019, o Projeto foi recebido com muito carinho e atenção pela IFMT. A palestra teve 3h de duração e foi destinada aos Diretores, pró-reitores, diretores sistêmicos e o Reitor, pautada, principalmente, nos desafios do autismo e na importância da inclusão de forma consciente. Esteve presente o Dr. Enã Rezende, que contou um pouco da sua trajetória como Asperger frente aos obstáculos que teve que enfrentar durante a caminhada, do preconceito que ainda é muito presente em todas as esferas sociais e da sua relação com o autismo.Em dado momento, o Reitor perguntou para o Dr. Enã se ele não temia que seus pacientes soubessem de sua condição, mas ele disse que não se importava com isso, que tem sido sempre muito bem recebido por eles, que muitos, inclusive, o procuram justamente por ele ser autista. Foi um dia muito emocionante e enriquecedor para todos que ali estiveram.

A diretora geral do campus Rondonópolis, Sra. Laura Aoyama, disse: “Gratidão por conhecermos melhor o mundo do espectro autista, pela experiência de uma família muito especial. O testemunho e as orientações nos ajudarão muito na inclusão e permanência de nossos alunos.”

IFMT-Rondonópolis

Na sexta-feira, 18/10/2019, o convite foi da Iguaçu Máquinas, que possui no seu quadro de funcionários um rapaz autista. Foi uma honra para o Projeto estar nesta empresa que inclui e busca conhecimento, independentemente das leis de inclusão.

Iguaçu Máquinas

No sábado, 19/10/2019, foi o treinamento da segunda equipe de funcionários da Unimed/Hospital, com foco na recepção, na melhor forma de receber os pais de pacientes autistas e autistas numa primeira abordagem, o que humaniza e agiliza todo o processo de atendimento, de forma justa e confortável para todos.

Unimed-Rondonópolis

No final, foram 3 eventos promissores e emocionantes, que fizeram com que o Projeto Autismo na Escola terminasse a semana com o coração transbordando de esperança, por todo amor e gratidão que deu e recebeu, por cada lugar que passou e pessoa que abraçou.

Por Lucília Reale – escritora e redatora do site Projeto Autismo na Escola

1. Kenia disse: