PROJETO SOBRE O AUTISMO LEVA CONHECIMENTO AO INTERIOR E AO CAMPO EM MATO GROSSO.

Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, recebemos em Guiratinga o Projeto Autismo na escola, comandado pela psicóloga Dra Érica Rezende Barbieri e seu esposo, Célio Barbieri. Antes de chegar às escolas no perímetro urbano, Estevão de Mendonça e Tenente Daniel Aluísio Nazário, a dupla passou pela escola do campo Pedro Ferreira, no distrito de Vale Rico, onde o projeto causou impacto e inclusive chegou a arrancar lágrimas. Durante as palestras, pais de alunos com autismo e pessoas que lidam com crianças com essa condição nas escolas puderam compreender melhor o que é o transtorno e como criar uma convivência educacional harmoniosa com aqueles que o têm.

Escola Estadual Pedro Ferreira (Distrito do Vale Rico)

Na Escola Estêvão de Mendonça o projeto também mostrou-se excelente, captando a atenção geralmente dispersa dos nossos adolescentes, que mantiveram-se fixados nas explanações de Érica e Célio. Em tom despojado, no entanto sem deixar de levar a sério o tema, ambos nos mostram as diversas peculiaridades das pessoas com autismo e como podemos lidar com elas.

À tarde, Érica que tem dois filhos autistas (um de grau leve e uma menina de grau severo) teve um encontro com profissionais da educação a fim de esclarecer dúvidas e explanar técnicas para melhorar, tanto a aprendizagem, quanto a convivência entre crianças autistas e neurotípicas na escola. “Os professores são peças fundamentais quando o assunto é inclusão e inclusive diagnóstico. Muitos pais só percebem algumas peculiaridades de suas crianças quando são alertados pelos professores. Com o autismo, casos em que o professor pede que os pais levem a criança a psicólogos a fim de fazer um diagnóstico são muito frequentes”.

Célio ainda nos explicou, durante nossas conversas, as dificuldades que envolvem os diagnósticos e a aceitação da própria família. No caso de sua filha, mesmo que a esposa já tivesse certeza, demorou muito a ser convencido, pois só veio a acreditar na condição da criança após um laudo decisivo, que demorou a sair.

O Projeto Autismo na escola ainda passou no turno da manhã e da tarde pela escola Tenente Daniel Aluísio Nazário, onde foi realizado entre crianças de 5 a 11 anos de idade. É interessantíssimo ver como a linguagem dos voluntários se adapta a cada faixa etária para que as mesmas informações possam ser disseminadas.  A professora Luciene cuja filha assistiu à palestra no turno da manhã nos relatou durante o encontro com professores que a criança chegou em casa empolgada repassando tudo o que tinha aprendido. “É isso que nós queremos”, relata a psicóloga, “se alcançarmos algumas pessoas e essas pessoas tornarem o mundo melhor para os autistas, nossa missão já foi cumprida”.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Daniel Aluízio Nazário (Guarda Mirim)

A diretora da escola do campo Pedro Ferreira falou acerca da importância do projeto: “Em um lugar como este, entre uma cidade e outra, onde quase ninguém se dispõe a vir, foi uma honra receber esse projeto. Vemos a sua importância quando olhamos os olhos das pessoas e eles se enchem de lágrimas, identificando em cada estereotipia os seus filhos, parentes, alunos…”.

Equipe de professores e gestores escolares do Município de Guiratinga

O convite foi feito pela diretora da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, Isabela Câmara Bonilha e contou com o apoio da diretora da escola Guarda Mirim, Laura Abreu e da prefeitura Municipal de Guiratinga. Ao todo, mais de 900 alunos e professores foram atingidos. Guiratinga agradece imensamente a presença de vocês!

Por ISABELA CÂMARA BONILHA- Diretora da Escola Estadual Estevão de Mendonça, em Guiratinga-MT.